A minha experiência no Barcelona – FC Barcelona vs Villareal CF.

Vou lembrar-me do dia 20 de outubro de 2022 para o resto da minha vida. Foi o dia em que tive a minha primeira oportunidade de experienciar a beleza de Barcelona e assistir a um jogo do icónico FC Barcelona no Spotify Camp Nou. Enquanto um grande fã e ex-jogador de futebol, fiquei incrivelmente entusiasmado com este evento. Para além disso, sendo natural da Polónia mal podia esperar por ver o meu compatriota Robert Lewandowski em ação ao vivo. Vamos Lewy!

Comecei a viagem de manhã cedo, apanhei um autocarro regional de Valência para Barcelona. Durante metade da viagem dormi durante a outra metade eu estava a tentar lembrar-me das minhas anotações escritas no pedaço de papel. Que tipo de anotações, pergunta-se? Uns dias antes perdi o meu telemóvel, por isso tinha todas as rotas de transportes públicos, pontos populares e direções de volta do estádio para a paragem de autocarro escritos num pequeno pedaço de papel. Foi uma experiência muito interessante e incomum para mim. Forçou-me a interagir com os moradores locais para me ajudar a encontrar direções e fez-me descobrir lugares únicos e escondidos acidentalmente enquanto passeava pelas ruas. Não recomendo perder o telemóvel, mas posso definitivamente recomendar desligá-lo durante a sua próxima viagem e garanto-lhe que vai experienciar muitas aventuras! Finalmente, depois de uma viagem de 4 horas num autocarro sobreaquecido (o sol do Mediterrâneo aquece de forma diferente!) Cheguei à capital da Catalunha – Barcelona.

Barcelona – cidade de muitas maravilhas

Eu podia escrever infinitamente sobre a o ambiente, clima, arquitetura, comida, comunidade e alma desta cidade mágica, mas acho difícil extrair a essência e colocá-la no papel. Este lugar é mais bem descrito pelas palavras do escritor Andrew Barge: “Até a lua ficou envergonhada com a beleza de Barcelona”. Concordo plenamente com esta afirmação.

Barcelona é uma cidade que combina harmoniosamente as maravilhas arquitetónicas de Gaudí, o clima exótico do Mediterrâneo, a batida pulsante das suas ruas movimentadas em Eixample e os aplausos de fãs apaixonados no Spotify Camp Nou. Comecei a minha viagem por visitar a praia de Barceloneta. Devido ao facto de que “só” estavam 20 graus Celsius. Refresquei-me nas águas do Mar das Baleares, o que me deu muita energia para este dia atarefado. Passeando-me pelo matagal de uma pequena rua do Bairro Gótico, consegui chegar ao centro da cidade, especificamente à Catedral de Barcelona, à Plaça de Catalunya e à popular La Rambla. O centro lembrou-me muito do centro de Valência na sua arquitetura, mas também as suas ruas estreitas que levam a uma enorme praça que é um lugar para reuniões, entretenimento e um grande número de lojas e restaurantes. Movido pela fome, fui ao melhor e mais antigo restaurante ativo que serve comida típica local – Can Culleretes. Belo interior tradicional, mas mais importante – a comida era surreal. Provei canelones de carne e espinafres com bacalhau salgado cremoso chamado “brandada de bacalao” e um saudável ensopado de carne mista tradicional chamado “escudella con carn d’olla”. Por 20 euros, comi a minha refeição e continuei a minha aventura.

A catedral gótica que visitei no centro impressionou-me, mas não podia comparar-se com o que eu estava prestes a ver num momento. No caminho para o próximo lugar, perdi-me nas ruas encantadoras de Eixample (todas parecem iguais porque Eixample é caracterizada por um padrão de planta simétrica) e depois de muitas tentativas de pedir aos moradores locais indicações no meu pobre espanhol e analisar as minhas anotações num pedaço de papel, finalmente consegui chegar à Sagrada Família. Não acreditava no que os meus olhos viam. Eu tinha visto este belo edifício um milhão de vezes na internet, mas pessoalmente é simplesmente de tirar o fôlego. Até agora, pergunto-me – como é possível que tenha sido concebido e construído por mãos humanas? É a maior igreja católica inacabada do mundo e o edifício mais bonito que eu já vi com os meus próprios olhos. Infelizmente, não consegui entrar, mas andei e admirei durante várias horas esta obra-prima projetada por Gaudí de todas as perspetivas possíveis. Esculturas, decorações, o portão principal, torres, vitrais – causou uma ótima impressão em mim. Em todos os lugares ao redor da Sagrada Família havia muitos adeptos vestidos com camisolas do Barcelona, o que só aumentou o meu entusiasmo para o próximo jogo. A noite estava a aproximar-se lentamente, por isso consultei o meu papel amassado e apanhei o metro para o estádio Camp Nou. Uma hora antes do jogo, já havia uma atmosfera fantástica à volta do estádio, todos estavam a torcer pelo Barcelona e a divertirem-se muito. O meu coração estava a bater cada vez mais rápido enquanto subia as últimas escadas que levavam ao meu setor. Finalmente, encontrei a entrada certa e… Que visão foi! O meu lugar estava quase no topo, no meio da bancada, por isso tive uma boa visão de todo o estádio e de um campo.

99.354 lugares preencheram-se gradualmente, faltando poucos minutos para o início do jogo.

FC Barcelona – Villareal CF

Pouco antes das 20h, todos se levantaram dos seus lugaress e começaram a cantar o hino do Barcelona ‘Cant del Barça’, enquanto os jogadores de ambas as equipas saíam dos balneários para o relvado. Todo a gente estava a aplaudir tão alto que eu não conseguia ouvir os meus próprios pensamentos. Estava a contar com um bom jogo e pelo menos 1 golo do Lewandowski, mas o jogo superou as minhas expectativas. Foi um espetáculo de futebol muito dinâmico e bonito desde os primeiros minutos. O Barça atacava constantemente o Villareal, que de vez em quando respondia com um contra-ataque. De repente, aos 30 minutos, após uma ação magistral, a bola bateu em Lewy e ele virou-se a sangue-frio e colocou a bola na rede. O Camp Nou enlouqueceu de alegria e eu estava a saltar e a gritar juntamente com o fã sentado ao meu lado. Apenas 4 minutos depois, o Barcelona realizou um contra-ataque mortal, a bola bateu novamente em Lewy e o atacante polaco venceu o guarda-redes dos rivais com um belo chuto de fora da área. Mal podia acreditar. Já estava 2-0 depois de dois golos de Lewandowski. Os meus sonhos tornaram-se realidade. No segundo tempo, o jogo a ficou equilibrado, com o Barça a diminuir um pouco. Apesar disso, conseguiram marcar mais um golo e a partida terminou 3 a 0. As emoções atingiram o auge e eu estava muito feliz, mas só estava a faltar uma coisa. Ainda não tenho uma única foto deste evento. Perdi mesmo o meu telemóvel agora. Felizmente, ouvi pessoas da Polónia ao meu lado, por isso comecei a falar com elas e pedi para tirar uma fotografia minha com o telemóvel e enviá-la para mim através do Facebook. Depois de uma noite cheia de impressões, fui para a paragem de autocarro e voltei para Valência.

A melhor experiência (de futebol) da minha vida

Uma viagem à capital da Catalunha para um jogo do FC Barcelona foi definitivamente uma das melhores experiências da minha vida. Se é um fã de futebol ou não, vale a pena uma viagem a esta cidade maravilhosa e, a propósito, visitou o Spotify Cam Nou. Garanto-lhe, uma vez que for lá vai apaixonar-se por esta cidade e futebol. Depois desta viagem, estou certo de uma coisa. É verdade quando se diz que o FC Barcelona é “Mes que un club”.

Barcelona como clube e como cidade, é um modo de vida!

Só experienciando a cidade pessoalmente, consegue sentir isto.



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *