Descubra Elland Road numa viagem de futebol para Leeds

Sim, pode ser difícil imaginar o Leeds United a ganhar o título da Premier League em breve, mas isso não significa que uma viagem de futebol a Leeds não seria uma das melhores. O maior clube de Yorkshire tem não apenas uma das melhores atmosferas do futebol mundial, mas uma história e paixão à altura.

Quem é o Leeds United?

Leeds é uma cidade de um clube. Muitos dos seus fãs dizem: “Se acertar na primeira vez, não precisa de se preocupar com a segunda vez”. Formalmente conhecido como Leeds City, o clube teve que vender todos os seus jogadores e diluir-se em 1919 após alegações de pagamentos ilegais a jogadores durante a Primeira Guerra Mundial. Das cinzas, nasceu o Leeds United.

Embora seja justo dizer que o Leeds United não é o clube de maior sucesso no futebol inglês, conquistou muitos troféus ao longo da sua fascinante história. Os títulos da primeira divisão em 1968/69 e 1973/74 foram grandes conquistas para o clube na época. Também conquistaram o título da liga em 1991/92, o último título da Primeira Divisão antes da principal liga da Inglaterra se tornar conhecida como Premier League.

Dos anos de ouro para uma crise financeira

Quem vai a uma viagem de futebol a Leeds deve saber que, apesar dos tempos recentes, as coisas costumavam ser muito diferentes. Em 1961, o agora lendário treinador Don Revie foi nomeado treinador do Leeds United. O clube estava na segunda divisão inglesa e com dificuldades financeiras.

Na sua primeira temporada, Revie ajudou o Leeds United a evitar a queda para a terceira divisão. Também mudou a filosofia do clube, implementando um sistema de juventude, o que significa que os jovens jogadores promissores do clube teriam a oportunidade de brilhar. Também mudou o equipamento para um todo branco, na esperança de imitar o Real Madrid.

Revie levou o Leeds United aos seus dois primeiros títulos da liga, bem como uma Copa da Inglaterra antes de sair para treinar Inglaterra em 1974. A saída de Revie abriu o caminho para o carismático treinador Nigel Clough assumir. Infelizmente, apesar da sua reputação e habilidade como treinador, Clough só ficaria no clube durante 44 dias, tendo entrado em conflito com quase todos os membros do clube que o Revie o deixou.

O Leeds United permaneceu uma grande força no futebol inglês até 2001, quando tudo começou a desmoronar. A falta de qualificação para a Liga dos Campeões naquele ano significou a ruína financeira para o clube. O Leeds United teve que vender os seus melhores jogadores para pagar grandes empréstimos, jogadores como Rio Ferdinand, Alan Smith e Jonathan Woodgate, todos da Inglaterra na época. A queda veio na temporada seguinte.

Seis anos no campeonato pareceram o fundo do poço para os fãs, infelizmente para eles, estava prestes a piorar. O Leeds United acabou para cair para a League One. O futebol pode não ter sido ótimo, mas isso não impediu que os adeptos mostrassem o seu apoio. A sua casa, Elland Road, ainda esgotava todos os jogos e eles levavam milhares de fãs para cada jogo fora, faça chuva ou faça sol.

Agora estão de volta à Premier League e os fãs estão a adorar mais do que nunca.

Um ritual antes do jogo

Para a experiência autêntica do Leeds United, qualquer pessoa numa viagem de futebol a Leeds deve seguir o passeio da arte de rua até Elland Road. Artista local e grande fã de Leeds, Andy McVeigh decorou inúmeras caixas de eletricidade pela cidade, prestando homenagem a lendas do passado, como o falecido Gary Speed ​​a jogadores mais recentes como Kalvin Phillips.

Depois de admirar a arte de rua, está na altura de se juntar aos locais para um tradicional peixe com batatas fritas. O Fish and Chips de Graveley tem alimentado os fãs famintos da casa há décadas e eles não mostram sinais de parar. O cheiro de peixe fresco frito pode ser sentido por toda a rua e a fila será igualmente longa. Confie em nós, a sua paciência será recompensada.

Tendo forrado o seu estômago, é hora de uma cerveja… ou três. O pub Old Peacock fica no mesmo local de uma forma ou de outra desde 1826. Antes mesmo do futebol existir, os mineiros locais se reuniam para uma cerveja depois do trabalho. Agora é um lar espiritual para os adeptos do Leeds, considerando que fica ao lado do estádio.

Pode não encontrar mais nenhum jogador depois do jogo, mas será recebido como um deles, desde que não seja um fã do Manchester United.

Como chegar ao estádio

Para os visitantes, a melhor forma de chegar ao estádio é de autocarro. As carreiras de autocarros 51 / 52 / 55 também viajam do centro da cidade de Leeds pela Elland Road e param do lado de fora do estádio. Ao longo da Elland Road, observe que as paragens de autocarro fora do estádio estão suspensos uma hora antes e uma hora depois de um jogo em casa.

Visita ao estádio Elland Road

O Leeds United oferece uma visita pelo seu famoso estádio, mas apenas no verão, durante o intervalo entre temporadas. Os preços das visitas são 15£ para adultos, 10£ para idosos e 5£ para juniores. A visita consiste num guia pelo Elland Road, acesso aos bastidores aos balneários dos jogadores e o icónico corredor para fora do túnel e para o lado do relvado sagrado e dos abrigos.

Outros locais de futebol em Leeds

Uma viagem de futebol a Leeds não começa e termina na Elland Road. Os campos de futebol estão espalhados pela cidade, embora o padrão possa não ser o da Premier League, poderá parar e assistir aos clubes amadores todos os domingos.

Há também vários murais na cidade que representam os favoritos do Leeds United, de Vinnie Jones a Marcelo Bielsa. As visitas estão disponíveis.

Leeds oferece uma viagem de futebol como nenhuma outra. Podem não ser o melhor clube do mundo, mas o amor dos adeptos promete uma experiência que nunca esquecerá.



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *