Uma viagem para Glasgow para assistir ao Celtic

Glasgow é uma das cidades mais animadas e multiculturais da Europa. Está localizado no Cinturão Central da Escócia e está convenientemente conectado por estrada, ferrovia e ar. Tem algumas das coleções de arte mais conhecidas do mundo, as melhores lojas do Reino Unido fora de Londres, desporto de alto nível e instalações recreativas, uma vasta seleção de restaurantes e pubs e a vida noturna mais animada e emocionante da Escócia. O Ballet escocês, a Ópera Escocesa e a Orquestra Nacional Real Escocesa estão localizados na cidade. E claro, é a casa do Celtic FC, o que faz da cidade um dos destinos mais especiais para uma viagem de futebol.

O clube foi fundado em 1887 para reduzir a pobreza entre os imigrantes irlandeses que vivem no East End de Glasgow.

História do Celtic FC

A longa e ilustre história do Celtic FC tornou “The Bhoys” sinónimo do desporto escocês e britânico. Por isso, o Celtic FC vem sempre à mente quando a Premiership escocesa é mencionada.

As tradições do Celtic FC remontam a 1887, quando o primeiro encontro do clube ocorreu no St. Mary’s Church Hall de Glasgow. Embora o salão tenha sido demolido, a igreja ainda está de pé e está aberta das 10h às 15h na primeira quarta-feira de cada mês.

O Celtic FC foi fundado com o princípio de respeitar a história irlandesa e escocesa quando o irmão marista irlandês Alfred o estabeleceu pela primeira vez no East End de Glasgow como um meio de ganhar dinheiro para combater as sérias dificuldades de pobreza entre a população imigrante irlandesa. O Celtic Park de Glasgow, muitas vezes conhecido como Paradise pelos adeptos do clube, é a casa do Celtic FC e está localizado em Parkhead, um bairro no extremo leste da cidade. Com capacidade para 60.411 espetadores, o Celtic Park Stadium ocupa o sétimo lugar no Reino Unido e é o maior estádio da Escócia. Como resultado, a fervorosa base de fãs do Celtic Park torna-o num ótimo destino para uma viagem de futebol a Glasgow.

Sobre o Celtic Park

O Celtic Park será sempre conhecido como o Paraíso para os adeptos do clube. Porquê? Em 1888, o antigo Celtic Park foi inaugurado na área de Parkhead, mas devido ao aumento do aluguer, o clube mudou-se em 1892 e construiu um novo terreno a apenas 200 metros de distância. Os media disseram que o novo estádio era um “paraíso” em comparação com o antigo, pois era moderno e poderia receber multidões maiores. O Old Firm de 1938, por exemplo, atraiu 83.500 espetadores.

O Celtic Park mudou muito desde a sua criação. Era um estádio aberto no início, mas agora as suas paredes são fechadas e parecem tipicamente britânicas. O clube preservou a sua essência erguendo algumas estátuas ao lado. Não se esqueça de dar um passeio antes do jogo e tirar uma foto delas!

Estas são as lendas apresentadas:

Jock Stein

A estátua de Jock Stein é uma das principais atrações aqui. A estátua de Jock Stein foi inaugurada em 2011. Stein era um jogador de futebol e treinador da seleção escocesa. Em 1967, foi o primeiro treinador britânico a vencer a Taça dos Campeões Europeus com o Celtic, um clube apelidado de “Leões de Lisboa”. O Celtic consagrou-se Campeão Europeu na capital portuguesa com apenas jogadores locais. O clube também ganhou nove títulos consecutivos da Liga Escocesa de 1966 a 1974 sob a liderança de Stein.

Estátua Jimmy Johnstone

Johnstone é um dos jogadores mais lembrados do Celtic. Ele era parte integrante dos ‘Leões de Lisboa’ graças às suas maravilhosas competências de drible. Além de uma estátua do lado de fora do Celtic Park, há um memorial em Viewpark, cidade nos arredores de Glasgow, onde ‘Jinky’ nasceu.

Estátua Brother Walfried

Uma estátua de bronze de Walfried fica do lado de fora do Celtic Park. Foi paga pelos adeptos do Celtic e é frequentemente enfeitada com lenços verdes e brancos do clube antes dos jogos, um monumento adequado ao homem que teve a visão de formar o clube cujo único objetivo era servir os membros menos afortunados da sociedade.

Estátua Billy McNeill

A estátua de Billy McNeill homenageia o capitão do Celtic que ergueu a Taça dos Campeões Europeus quando o Celtic derrotou o Inter de Milão em 1967 em Lisboa. McNeill foi o primeiro jogador britânico a levantar a Copa da Europa, tornando-se a primeira vez que um clube britânico a ganhou.

Passeie até ao estádio antes do jogo e tire fotos fantásticas para uma coleção memorável para a vida toda. Se adora futebol, deve planear uma viagem de futebol ao Celtic.

Qualquer adepto do Celtic não ficaria surpreendido ao saber que o Celtic Park foi recentemente classificado em quinto (de 30 estádios) para a melhor atmosfera de futebol por uma pesquisa do futebol da França. Qualquer um que já tenha ido a um jogo no Celtic Park concordaria plenamente com isto; alguns podem até argumentar que merecemos mais do que o quinto lugar. No entanto, milhares de pessoas seguram o seus lenços e cantam “You’ll Never Walk Alone” a plenos pulmões, uma tradição que remonta à década de 60. Alguns fãs dizem que começaram a cantar mais cedo do que os fãs do Liverpool!

O Celtic Park oferece uma pequena, mas forte combinação de opções de comida: folhados de salsicha, tartes, hambúrgueres e doces! Quando fizer a sua viagem de futebol para o Celtic, as suas opções de bebidas no estádio incluem chá, café e refrigerantes porque álcool não é permitido não é vendido lá. Infelizmente, apenas quem está nos camarotes corporativos pode desfrutar de bebidas alcoólicas no Celtic Park. Devido à restrição nacional à venda de álcool nos estádios escoceses, os átrios comuns ainda estão secos. No entanto, pode beber uma chávena de chá típica lá!

Rivalidade feroz entre os Celtic e os Rangers:

A rivalidade entre Celtic e os Rangers está entre as mais ferozes e apaixonados do futebol de clubes, rivalizando com a intensidade de jogos como El Clássico entre Barcelona e Real Madrid. Os lados escoceses têm uma rivalidade de longa data além do futebol para tocar em questões mais amplas sobre identidade nacional, política e questões religiosas.

Porque é que o Celtic vs. Rangers estão a chamar ao clássico Old Firm?

De acordo com alguns relatos, a competição Celtic-Rangers é conhecida como “The Old Firm” desde a final da Copa da Escócia em 1904.

A Scottish Referee, uma revista, reconheceu a comercialização dos jogos de alto nível dos dois rivais que atraíram multidões consideráveis e apoio ardente ao criar uma caricatura satírica dos dois adversários antes do jogo. A frase “Patronize The Old Firm” foi escrita numa placa de um homem num painel de banda desenha.

Enquanto os católicos compõem a maior parte dos adeptos do Celtic, várias das lendas mais influentes do clube – incluindo Jock Stein, Kenny Dalglish e Danny McGrain – têm raízes protestantes.

Ambos os clubes da Old Firm implementaram recentemente estratégias para combater o sectarismo. A Old Firm tentou impedir o aceno de bandeiras inflamatórias, canções sectárias e adeptos problemáticos utilizando níveis aprimorados de fiscalização e monitoramento, trabalhando com grupos da igreja, Parlamento escocês, grupos de pressão como escolas e organizações comunitárias.

Coisas a fazer em Glasgow

Agumas das principais atrações de Glasgow são Destilaria Glengoyne, Galeria de Arte e Museu Kelvingrove, A Necrópole, Casa Macintosh, Catedral de Glasgow e a Estátua do Duque de Wellington.

Mas quando estiver em Glasgow para uma viagem de futebol, porque não visitar o Hampden Park? É o estádio nacional da Escócia e está situado no bairro de Mount Florida, em Glasgow. Hampden organizou várias competições genuinamente inesquecíveis de nível nacional e de clubes, como três finais da Liga dos Campeões, uma final da Copa da UEFA e a Euro 2020, entre outras. A Hampden Experience inclui uma visita pelo estádio, uma visita a um dos melhores museus de futebol do mundo e uma parada no Scottish Football Hall of Fame. Não perca o primeiro museu nacional do futebol da Europa, que pode ser encontrado no estádio. Os artefactos brilhantes e insubstituíveis nas galerias nunca deixam de deixar os visitantes maravilhados. Momentos monumentais do “Beautiful Game” são exibidos e partilhados com perfeição pelo clube sempre apaixonado do museu. Dentro do museu está o Scottish Football Hall of Fame, que homenageia aqueles que fizeram contribuições significativas para o futebol escocês.

O centro cultural nacional da nação, a antiga cidade portuária, abriga vários museus e eventos renomados como a Feira de Arte de Glasgow. Devido às inúmeras atrações que Glasgow oferece, os turistas visitam frequentemente entre maio e dezembro. Isto acontece porque o clima é ameno e confortável durante todo esse período.



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *