As 5 Melhor Cidades para Visitar Durante o Natal

Para muitos, a época do Natal é uma das épocas mais mágicas do ano. Apesar do Natal ser celebrado globalmente, há alguns sítios que o celebram melhor. Igrejas com neve nos telhados, fios de luzes, pinheiros grandes decorados em praças e o cheiro de castanhas assadas é o que pode esperar destas terras de inverno maravilhosas.

Cada cidade celebra o Natal à sua maneira. Umas têm grandes costumes e celebrações, enquanto que outras simplesmente ficam-se pelas bolachas e bolos. E como é que nos podemos esquecer dos mercados de Natal?

Várias cidades têm mercados de Natal – uma tradição que, em alguns casos, vem desde a Idade Média. A cidade alemã Dresden tem o mercado mais antigo, desde 1434. Hoje em dia, pode encontrar mercados por toda a Europa, mas há uns que são melhores que outros.

No espírito de Natal, decidimos fazer uma lista das melhores e mais bonitas cidades no Natal que precisa de visitar. Prepare-se para começar a planear as suas próximas férias de Natal!

Qual é a Melhor Cidade para Visitar Durante o Natal?

  1. Manchester
  2. Dortmund
  3. Paris
  4. Barcelona
  5. Glasgow

1. Manchester

Com os seus mercados de Natal famosos, Manchester é uma cidade que os viajantes ávidos pelo Natal precisam de visitar nesta altura do ano. A primeira edição deste mercado de Natal ocorreu em 1999. Desde então aumentou todos os anos, atraindo milhões de visitantes pelo mundo.

Os mercados estão espalhados por toda a cidade. Pode encontrá-los na St Ann’s Square, na Exchange Square, New Cathedral Street, King Street, Market Street, e nos Jardins da Catedral. Este ano, os Jardins de Piccadilly vão organizar uma atração com bares, bancas de comida, artesãos e música ao vivo. No centro da cidade, pode ver renomeado Giant Santa juntamente com um trilho especial de esculturas de luz.

Há tantas atrações que a cidade tem para oferecer aos visitantes festivos. Para finalizar, também pode ver um bom jogo de futebol, enquanto estiver lá. Não há nada que diga festivo no Reino Unido como uma boa instalação de boxing day. Com o Manchester United e o Manchester City, que ambos chamam de casa à cidade, tem muitos jogos por onde escolher durante esta altura!

2. Dortmund

É impossível não incluir uma cidade alemã nesta lista. Pode experienciar níveis estonteantes do espírito de Natal em várias cidades alemãs, mas decidimos focar-nos numa em particular: Dortmund.

O “Weihnachtsstadt” em Dortmund é um dos maiores e mais bonitos mercados em toda a Alemanha. Contém mais de 300 bancas decoradas artisticamente que oferece aos visitantes tudo o que possam desejar de um mercado de Natal. De especialidades regionais (como bratwurst salgada e presunto assado Westphalian) a decorações de Natal feitas à mão, brinquedos fora do comum e muito mais.

O coração da cidade de Natal é a árvore de Natal gigante em Hansaplatz, conhecida em todo o lado pela sua altura: 45 metros. É de facto composta por mais de 1.700 ramos e iluminada com mais de 45.000 luzes.

Resumidamente, se quiser absorver a atmosfera feliz e desfrutar de vinho quente para aquecer o corpo e alma durante os dias de inverno de dezembro, deve ir a Dortmund. Para além disso, também pode adicionar bom futebol às suas férias ao ver a casa forte alemã em ação.

3. Paris

Para além de ser a cidade do amor, Paris também é uma boa cidade para visitar quando quer estar rodeado pelo espírito de Natal. Para além da festa que nunca acaba na Disneyland Paris, vai encontrar alguns mercados de Natal que não o vão desapontar. Durante a época do Natal, Paris enche-se de chalés em madeira preenchidas com produtos franceses, rodas gigantes, comida de Natal, artes manuais e pistas de gelo.

Se apanhar a linha 1 do metro e sair na estação Tuileries, vai encontrar o mercado Le Magie de Nöel, cheio de atrações para crianças, comida e outros produtos tradicionais franceses.

Se estiver à procura do mercado de Natal de Paris mais bonito, apanhe a linha 7 ou 11 e saia no mercado de Natal de Hôtel de Ville. Aí vai ser recebido com luzes e entusiasmo que o vão fazer lembrar de um conto de fadas.

Por fim, se quiser visitar um mercado de Natal de luxo as carreiras de autocarro 39, 63, 70, 86 e 96 vão levá-lo para o Mercado de Natal de Saint-Germain-des-Prés. Lá pode encontrar artigos de joalharia, cadernos com capas de couro e chocolates requintados que o vão fazer sentir-se como uma estrela de cinema.

Todos os mercados de Natal de Paris ficam abertos até janeiro. Para além de atrações relacionadas com o Natal, também pode usar parte do seu tempo para ver uma das equipas de futebol mais emocionantes do momento: Paris-Saint Germain.

4. Barcelona

Barcelona é uma das cidades mais famosas em Espanha. Afinal, é a casa da La Sagrada Familia, Casa Batllo e, o nosso preferido, FC Barcelona.

Contudo, Barcelona também é a casa de alguns mercados de Natal cheios de tradições espanholas. La Fira de Santa Llucia é o mercado de Natal mais antigo e mais conhecido em Barcelona. Localizado mesmo à frente da Catedral de Barcelona, este mercado atrai pessoas para a cidade até 23 de dezembro. Vai ver algumas figuras tradicionais como o Tio de Nadal ou The Caganer. Estas duas figuras tradicionais não são para o gosto de toda a gente, mas são muito populares em Espanha.

Tio de Nadal é um tronco que é dado de comer às crianças de uma família. No Dia de Natal, as crianças dividem-no enquanto cantam uma canção. Quando se parte, vão encontrar presentes lá dentro. O Caganer é uma figura marota que “faz cocó” na presença do menino Jesus e da Virgem Maria.

Relativamente ao mercado de Natal de Barcelona, também pode ver o Fira de Nadal de La Sagrada Familia, que, tal como o nome sugere, ocorre à frente da La Sagrada Familia. Pode visitar este mercado de Natal até 23 de dezembro e provar os churros, batata-doce assada e, o clássico de Natal, chocolate quente.

Para além dos dois mercados de Natal mencionados acima, também há o Fira de Nadal del Port Vell e o Fira de Reis que está aberto até janeiro.

Apesar destas características natalícias parecerem estranhas, vale a pena visitar Barcelona durante o Natal, em parte por causa delas. Se é um fã de futebol, também pode usar esta oportunidade para ver o FC Barcelona lendário em ação!

5. Glasgow

Glasgow também faz parte da nossa lista das melhores cidades para visitar durante a época de Natal. O mercado de Natal St Enoch em Glasgow merece ser visitado!

Cheio de doces de Natal de todo o mundo, não há um momento em que não sinta o espírito de Natal. Para além dos doces de Natal, tanto Glasgow e Edimburgo têm pistas de patinagem no gelo e artes manuais.

Edimburgo está apenas a uma hora de distância de Glasgow e é facilmente acessível de comboio. Em Edimburgo vai encontrar um grande mercado de Natal e uma roda gigante para alimentar o seu espírito de Natal. Se for fã, Edimburgo é também a cidade perfeita para procurar referências de Harry Potter, como Diagon Alley e a escola que dizem que inspirou Hogwarts.

Para além dos produtos sazonais de Natal, Glasgow também tem uma tradição de futebol. Se é um fã do Celtic ou dos Rangers, use esta época de Natal como oportunidade para reservar a sua viagem de futebol. Lembre-se de que o jogo Old Firm ocorre sempre nas Passagem de Ano!

Agora tem muitas opções! Onde vai passar as suas férias de Natal?



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *