best football teams ever

As 5 Melhores Equipas de Futebol de Sempre

Pergunte a um grupo de fãs de futebol qual é a melhor equipa de futebol e provavelmente receberá uma longa lista de respostas. Afinal, “melhor” é um termo subjetivo. No entanto, inegavelmente, existem alguns clubes de futebol de ponta que, ao longo dos tempos, reinaram sobre tudo. Com essa ideia em mente, elaborámos uma lista das equipas mais inspiradores da história.

best football teams

Quais são as Melhores Equipas de Futebol de Sempre?

  1. FC Barcelona (2009-2016)
  2. Real Madrid (1955-1960)
  3. Manchester United (1999)
  4. Liverpool FC (1977-1985)
  5. AC Milan (1988-1994)

1. FC Barcelona

Nenhuma lista das maiores equipas de futebol do mundo está completa sem mencionar o FC Barcelona. Atualmente a segunda equipa mais bem-sucedida da La Liga, a sala de troféus do gigante espanhol inclui:

  • 26 títulos La Liga
  • 31 títulos Copa del Rey
  • 5 títulos UEFA Champions League

Embora o Barcelona tenha uma longa história de sucesso, um período está muito acima dos demais. A seleção de 2009-2016 é amplamente considerada a geração de ouro da equipa.

Creditado por popularizar o estilo de jogo “tiki-taka”, já passaram muitas lendas do futebol. Alguns nomes excecionais incluem Lionel Messi, Andrés Iniesta, Xavier Creus (Xavi), Carlos Puyol, Gerard Pique e Sergio Busquets.

Somado a isso, havia um novo treinador com uma mente virada para táticas magistrais: Pep Guardiola. Durante o seu primeiro ano no cargo, Guardiola levou o Barcelona à sua primeira tripla. Até agora, o Barcelona continua a ser a única equipa espanhola a vencer uma tripla intercontinental.

Este feito marcou o início do reinado do Barcelona de domínio sobre o futebol espanhol e europeu. Nestes anos, a equipa viria a ganhar 6 títulos da La Liga, 4 títulos da Copa del Rey e 3 títulos da Liga dos Campeões da UEFA. Durante quase uma década, as equipas temeram viajar para Camp Nou como nenhum outro estádio.

Embora muitos dos jogadores desta era mágica se tenham aposentado ou ido embora, o clube catalão ainda tem um forte sistema de juniores. Conforme o processo de reconstrução começa, novas estrelas terão a sua oportunidade de brilhar. Especialmente com Lionel Messi a mudar-se para o Paris Saint Germain.

Está à procura de marcar uma viagem de futebol?

Marque uma viagem de futebol para ver o FC Barcelona

2. Real Madrid (1955–1960)

Com uma banca aparentemente sem fim, muitos não se surpreenderiam com o facto de o Real Madrid constar desta lista. Apesar do forte desafio do Barcelona, as estatísticas da equipa no campeonato ainda não foram superadas. Alguns destaques incluem:

  • 34 títulos La Liga
  • 19 títulos Copa del Rey
  • 13 títulos UEFA Champions League

Ironicamente, apesar de todas as recentes grandes transferências de dinheiro, a melhor equipa do Real Madrid veio muito antes do futebol fortemente influenciado pelo dinheiro. A época de 1955-1960 é frequentemente considerada a maior da história da equipa.

Embora nenhum jogador individual desta equipa pudesse igualar as estatísticas de Cristiano Ronaldo, esta equipa ganhou mais finais da Liga dos Campeões. De 1956 a 1960, a Copa da Europa (como era então chamada) não saiu do Santiago Bernabéu.

Estes jogadores criaram a base para a forte reputação continental que o Real Madrid tem hoje. Embora a seleção de 2014-2018 tenha chegado perto de igualar esse feito, eles perderam, vencendo apenas quatro vezes em cinco anos.

Embora seja difícil para qualquer equipa competir com esta conquista, o Bernabéu continua a ser um ritual de passagem para jogadores de alto calibre. Inquestionavelmente, ainda há mais feitos recordes por vir no futuro do clube.

Quer marcar uma viagem de futebol?

Marque uma viagem de futebol o Real Madrid

3.  Manchester United (1999)

Indiscutivelmente, o Manchester United é o clube de futebol mais famoso do mundo. Mas a sua fama não é injustificada. Alguns destaques da história de 143 anos do Manchester United incluem:

  • 20 títulos Premier League
  • 12 títulos FA Cup
  • 3 títulos UEFA Champions League

Embora o Manchester United tenha obtido grande sucesso com muitas equipas, nomear a melhor seleção da equipa é fácil. A seleção de 1999 ajudou a equipa a conquistar a sua primeira tripla continental – a única conquista de um clube inglês.

Liderado por Sir Alex Ferguson, o elenco triplo de 1999 incluía vários membros da Classe de 1992 – também conhecidos como Calouros de Fergie. Alguns que provaram ser fundamentais para o sucesso da equipa incluem David Beckham, Roy Keane, Ryan Giggs, Gary Neville e Paul Scholes. Eles também se juntaram a nomes como Peter Schmeichel e o atual empresário Ole Gunnar Solskjaer.

O feito mais memorável da equipa aconteceu na final da Liga dos Campeões contra o Bayern de Munique. Depois de estar a perder durante 80 minutos, dois golos nos acréscimos de Sheringham e Solskjaer garantiram a vitória.

Nos últimos anos, o Manchester United tem lutado para voltar à forma que viu sob Ferguson. No entanto, o regresso de Cristiano Ronaldo deixa os adeptos esperançosos.

Quer marcar uma viagem de futebol?

Marque uma viagem de futebol

4.  Liverpool (1977-1985)

O Liverpool é a segunda equipa mais bem-sucedida do futebol inglês. Aqui está uma lista de algumas das suas conquistas notáveis:

  • 19 títulos Premier League
  • 7 títulos FA Cup
  • 6 títulos UEFA Champions League

Durante grande parte do século XXI, Liverpool foi visto como um underperformer. É certo que a equipa precisava de ter sucesso em algum momento e ser vista dessa forma. E isso é verdade, pois durante grande parte da década de 1980, foram uma equipa que mostrou resistência.

Durante este período, o Liverpool dominou a Taça da Europa e a Premier League, conquistando um total de 13 troféus entre os dois torneios. Indiscutivelmente, a temporada mais memorável ocorreu em 1983-84. A equipa perdeu por pouco uma tripla continental, mas ainda assim conseguiu completar outra com uma vitória da Copa da Liga.

Algumas estrelas deste período incluem Kenny Dalglish, Graeme Souness, Alan Hansen e Bruce Grobbelaar.

Apesar do desempenho nada impressionante na Premier League nos últimos 30 anos, o Liverpool ainda é considerado uma das melhores equipas de futebol. A perseverança da equipa em face da adversidade provou que não podem ser eliminados. Isto torna a equipa extremamente emocionante de assistir.

Não acredita em nós? Dê uma olhadela nos seus desempenhos na final da Liga dos Campeões de 2005 contra o AC Milan ou na semifinal da Liga dos Campeões de 2019 contra o Barcelona.

Quer marcar uma viagem de futebol?

Marque uma viagem de futebol

5.  AC Milan (1988-1994)

O AC Milan é a terceira equipa mais triunfante de Itália, atrás da Juventus e da Inter Milan. No cenário internacional, é a segunda equipa mais bem-sucedida da Europa, depois do Real Madrid. As suas estatísticas não são de brincar, pois arrecadaram:

  • 18 títulos Serie A
  • 7 títulos UEFA Champions League
  • 5 títulos Coppa Italia

Naturalmente, foram sempre uma equipa bastante competitiva. No entanto, há uma época na história deste clube que se destaca – a equipa de 1988-1994.

Nesse período, a equipa conquistou sete troféus entre a Série A e a Copa da Europa. O San Siro também foi o lar de muitos jogadores de classe mundial, incluindo Paolo Maldini, Frank Rijkaard e Marco Van Baasten, entre outros. Com Arrigo Sacchi ao leme, foi criada uma mistura para um sucesso sem precedentes.

Hoje em dia, o AC Milan continua a ser uma equipa bastante competitiva, mesmo que já não tenha conquistado grandes vitórias há algum tempo. Com Zlatan Ibrahimovic tendo atuações que desafiam a sua idade, ainda são uma equipa a ser seguida.

Quer marcar uma viagem de futebol?

Marque uma viagem de futebol para o AC Milan



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *