Anfield Road

Os 10 estádios de futebol mais lendários

Vale a pena visitar estes estádios!

Os estádios de futebol são a casa do clube e dos seus apoiantes. Embora isso os torna especiais, alguns estádios capturam a imaginação mais do que outros. O nosso resumo dos 10 estádio de futebol mais lendários apresenta a nata da cultura: desde arenas gigantes repletes de história, para terrenos domésticos ultra-modernos equipados com comodidades incomparáveis.

1. Anfield Road

Clube: Liverpool
Capacidade: 54,074

O respeito pela história faz parte do futebol, o que é parte do motivo de começarmos pelo estádio de Liverpool. Anfield viu pela primeira vez a luz do dia em 1884, tornando-o no estádio mais antigo nesta lista.

A música do clube lendária, “You’ll Never Walk Alone” (Nunca Caminharás Sozinho), ruge em redor das quatro bancadas em jogos em casa sem falha, até causa arrepios em sofás de salas. O que é menos conhecido é que, durante os primeiros oito anos da sua existência, Anfield foi usado por Everton; com um conflito de aluguer que forço os ‘The Toffees’ subirem até Goodison Park. Isto deixou o dono John Houlding com um estádio vazio nas mãos e então ele fundou um novo clube: o clube Liverpool Association Football; o maior rival do Everton até aos dias de hoje.

Liverpool jogou jogos incontáveis em Anfield que ficaram para a história. Por exemplo, a semi-final da Champions League contra o Barcelona no dia 7 de maio de 2019 está fresca na memória. Parcialmente graças aos dois golos marcados por Georginio Wijnaldum, o Liverpool recuperou de 0-3 na primeira parte, e o Anfield ficou extasiado.

Ganhar a Champions League significava que o Wijnaldum e os seus colegas de equipa eram adorados como heróis. Na vigia do relvado, puderam tocar na famosa placa “Isto é Anfield”: algo que o técnico Jürgen Klopp só tolera de jogadores que aprimoraram o armário de troféus do Liverpool.

Está a pensar em marcar uma viagem de futebol?

Marcar uma viagem de futebol para o FC Liverpool

2. Camp Nou

Clube: FC Barcelona

Capacidade: 99.354

Com quase 100.000 lugares, o Camp Nou do FC Barcelona tem a honra de ser o maior estádio de futebol da Europa. Foi inaugurado em 24 de setembro de 1954, e isso não foi por acaso: esse é o dia em que o festival La Mercè da capital catalã é celebrado. Isso significa que – assim como o FC Barcelona – Camp Nou está fortemente associado à identidade cultural da cidade. Isso também pode ser visto no lema do clube ‘Més que un Club’ – mais do que um clube – que adorna orgulhosamente as bancadas. O nome Camp Nou também é catalão e significa simplesmente ‘novo terreno’.

O tamanho colossal do estádio só pode ser realmente apreciado quando estiver lá dentro para uma partida ou tour. Isto acontece porque – de forma única – as restrições de planeamento significavam que uma camada adicional tinha que ser escavada para baixo, invisível do lado de fora.

Há outras atualizações em vista. Os objetivos do projeto Espai Barça – com conclusão prevista para 2024 – incluem a adição de um telhado de multidão e ecrã de 360 graus, com capacidade para chegar a 105.000.

Entre os que brilharam aqui estão o ‘Dream Team’ do técnico Johan Cruijff, com jogadores que se vão tornar treinadores do Barcelona, como Pep Guardiola e Ronald Koeman, e Lionel Messi ainda emocionando nas bancadas por enquanto. Dica: se está ansioso por ver o seu excelente desempenho no Camp Nou, não espere muito para planear a sua visita.

Está a pensar em marcar uma viagem de futebol?

3. Old Trafford

Clube: Manchester United
Capacidade: 71,140

Old Trafford é o maior estádio de futebol do Reino Unido. Inaugurado em 1910, a maravilhosa alcunha do estádio ‘Theatre of Dreams’ (Anfiteatro dos Sonhos) foi atribuída ao ícone do clube Bobby Charlton, referindo-se aos sonhos do clube a tornarem-se realidade apesar dos contratempos.

Foi com o clube que Charlton experienciou o mais profundo dos pontos baixos: o desastre do avião em Munique em 1958, que custou a vida de grande parte da equipa do United. Charlton e o técnico Matt Busby sobreviveram à catástrofe. Vai encontrar um memorial em Old Trafford ao falecido ‘Busby Babes’, que recebeu o nome do treinador.

Old Trafford foi usado como depósito do exército durante a Segunda Guerra Mundial e, portanto, foi bombardeado pelos nazis. O dano causado levou o United a jogar no Maine Road de 1941 a 1949, na época ainda era a casa do rival Manchester City. Em parte, devido a alterações posteriores, apenas se mantém o túnel central do estádio original.

Isto não diminui o respeito pelo passado, como também foi visto quando Cristiano Ronaldo voltou ao seu antigo reduto com o Real Madrid para a Champions League, com os adeptos da casa o receber de volta o mais alto que podiam. Este é o tipo de ambiente que pode esperar no Theatre of Dreams.

Está a pensar em marcar uma viagem de futebol?

Marcar uma viagem de futebol para o Manchester United

4. Santiago Bernabéu

Clube: Real Madrid
Capacidade: 81,044

Embora tivesse sido construído em 1947, o nome Estadio Santiago Bernabéu remonta oficialmente apenas a 1955. Santiago Bernabéu de Yeste foi uma figura-chave no Real Madrid alcançando o seu estatuto atual. Ele era o capitão, o treinador e também o presidente do clube. O Bernabéu também estava em parte por trás do que viria a ser a Champions League, na qual o Real Madrid brilharia tanto.

Várias finais da copa europeia foram disputadas na casa do Real Madrid, incluindo a final da Champions League de 2010, quando Wesley Sneijder venceu com o Inter. As finais da Copa da Europa de 1964 e da Copa do Mundo de 1982 também aconteceram aqui, tornando o Santiago Bernabéu o primeiro estádio a receber os dois jogos do título.

Uma extensa reforma – com conclusão prevista para 2023 – está em andamento. O Bernabéu atualizado está a receber um teto retráctil, a ser ampliado e equipado com restaurantes, centros comerciais e até um hotel com quartos com vista para o campo.

O exterior do estádio está a ficar futurista, com as paredes capazes de exibir imagens em movimento. O conforto interno está a ser aprimorado, com um ecrã de 360 graus definida para aparecer em todo o nível do estádio.

Está a pensar em marcar uma viagem de futebol?

5. San Siro / Stadio Giuseppe Meazza

Clubes: AC Milan & Inter Milan
Capacidade: 75,923

O que é único no San Siro é que não tem uma, mas duas equipas da casa fixa – AC e Inter de Milão – que também são os principais rivais um do outro. O nome oficial é Stadio Giuseppe Meazza, em homenagem a um jogador que participou em equipas dos dois clubes. No entanto, como Giuseppe Meazza jogou pelo Inter por mais tempo e também foi o seu treinador três vezes, este nome é mais popular entre os adeptos do Inter, com os adeptos do Milan optando pelo San Siro: uma referência ao bairro que o estádio ocupa.

O estádio passou por várias reformas, a última vez para a Copa do Mundo de 1990. Esta reformulação final viu as onze torres cilíndricas características a serem acrescentadas, para apoiar a nova terceira bancada.

O Feyenoord conquistou a final da Taça da Europa I aqui em 1970. O Celtic foi derrotado por 2-1 graças aos golos de Rinus Israël e Ove Kindvall. Durante a Copa do Mundo de 1990, San Siro também foi palco da cusparada de Frank Rijkaard e Rudi Völler, durante o jogo Países Baixos – Alemanha Ocidental. As partidas também já estavam a ser feitas em San Siro durante a Copa do Mundo de 1934, quando a Itália se consagrou campeã mundial pela primeira vez.

Se já sonhou em fazer uma viagem para jogar futebol em San Siro, o tempo agora é essencial. AC Milan e Inter chegaram a um acordo sobre um novo estádio, a ser erguido nalgum sítio nos próximos anos. Existem agora dois projetos em execução: A Catedral e os Anéis de Milão.

Embora o antigo San Siro venha a ser parcialmente demolido, algumas características vão ficar de pé, rodeadas por um espaço verde dedicado ao desporto, cultura e lazer.

6. Signal Iduna Park / Westfalenstadion

Clube: Borussia Dortmund
Capacidade: 81,365

O Westfalen Stadium, por razões de patrocínio também conhecido como Signual Iduna Park, é o maior estádio da Alemanha e – depois de Camp Nou e San Siro – o terceiro maior estádio de futebol da Europa. No entanto, supera os outros dois numa frente diferente, já que detém o recorde europeu para o maior número médio de visitantes por jogo: 80.588 na temporada 2011-12.

Isto significa que o local é conhecido pelo seu ambiente intenso, que é em grande parte alimentado pelos fanáticos adeptos na bancada Sul, também conhecida como Gelbe Wand (Yellow Wall). Com uma capacidade de quase 25.000 pessoas, este é o maior terraço da Europa.

O Signual Iduna Park fica próximo ao animado bairro de Kreuzviertel, com os adeptos de Dortmund a lotar os inúmeros pubs nos dias de jogos. A propósito, este distrito teve que ser evacuado durante as reformas em 2006, quando uma bomba da Segunda Guerra Mundial de 450 kg que não tinha explodida foi descoberta perto da linha central.

Acredite ou não: quando o estádio foi inaugurado em 1974 – em parte devido à Copa do Mundo na Alemanha Ocidental naquele ano – o Dortmund acabou na segunda divisão da Bundesliga. Foi apenas em 1976, após a promoção, que o clube disputou o seu primeiro jogo em casa na Bundesliga: o que é hoje impossível de imaginar sem o Dortmund, muito menos com o Signual Iduna Park.

Está a pensar em marcar uma viagem de futebol?

7. Etihad Stadium

Clube: Manchester City
Capacidade: 55,017

Por motivos de patrocínio, conhecemos principalmente o City of Manchester Stadium como Etihad Stadium. Passou pelo seu batismo de fogo em 2002, hospedando os Jogos da Commonwealth; depois disso, o Manchester City começou a alugá-lo na cidade de Manchester. A pista de atletismo desapareceu e foi criado um terceiro patamar em 2015, o que significa que a capacidade atual foi alcançada.

O estádio recebeu muitos elogios pelo seu esplêndido design. O telhado é, na verdade, separado da tigela do estádio e é sustentado por uma estrutura de doze pilares externos e cabos. O seu trabalho rendeu aos arquitetos vários prémios de prestígio.

Sem dúvida, a partida mais lendária de todos os tempos no Estádio Etihad foi disputada no último dia da temporada 2011-12. O City tornou-se campeão nacional no seu estádio pela primeira vez desde 1968, revertendo as coisas desde o período de descontos.

Uma viagem de futebol ao Estádio Etihad é também uma visita ao clube inglês de maior sucesso nos últimos anos. O Manchester City venceu a Premier League quatro vezes desde 2012, com mais frequência do que qualquer outro clube.

Está a pensar em marcar uma viagem de futebol?

Marcar uma viagem de futebol para o Manchester City

8. Allianz Arena

Clube: Bayern Munich
Capacidade: 75,024

A parte externa da Allianz Arena, inaugurada em 2005, é composta por 2.874 almofadas de ar de plástico, cada uma com um tamanho diferente. Isto dá à arena não apenas uma aparência futurista, mas também uma característica especial: este é o primeiro estádio cujo exterior pode mudar totalmente de cor: como o vermelho para os jogos do Bayern.

Em noites de céu claro, esta iluminação deslumbrante significa que a Allianz Arena pode ser vista dos picos das montanhas austríacas, a 80 km de distância.

Nos primeiros anos, o estádio era partilhado com o 1860 München, mas isso terminou quando este clube desceu para a liga amadora em 2017. Assim as bancadas foram totalmente decoradas com as cores do Bayern.

É possível que tenha dificuldade em encontrar o seu carro ao visitar a Alliance Arena, devido ao estádio que tem o maior estacionamento da Europa, com quase 9.800 vagas.

A Allianz Arena foi o orgulhoso organizador da final da Champions League em 2012. Foi a primeira vez na história do torneio que um dos finalistas pôde jogar no seu próprio estádio: o Bayern de Munique. No entanto, isso não significava a vantagem em casa que eles esperavam. O Chelsea venceu a final nos pénaltis.

Depois de ter hospedado a Copa do Mundo de 2006, os jogos estão mais uma vez agendados no Allianz Area em junho de 2021 para a adiada Copa da UEFA de 2020, incluindo os play-offs França – Alemanha e Portugal – Alemanha.

Está a pensar em marcar uma viagem de futebol?

9. Tottenham Hotspur Stadium

Clube: Tottenham Hotspur
Capacidade: 62,850

O Tottenham Hotspur Stadium inaugurou os seus portões em 2019, tornando-se um dos estádios mais recentes da lista. Obviamente veio aqui para o futebol de Kane, filho e companhia; mas também vale a pena visitar este estádio pelo seu design impressionante e algumas instalações muito especiais.

Este é o terceiro maior estádio da Inglaterra e o maior de Londres. Com 34 metros de altura, a sua bancada Sul é a maior da Inglaterra, composta por um andar com 17.500 lugares. No topo desta bancada sul também está uma réplica do galo de ouro original, a mascote do clube. Até inclui mossas causadas no original quando Paul Gascoigne lhe deu um tiro com uma pistola de ar.

O estádio também abriga a barra da linha do gol, que – com 65 metros de comprimento – é a barra mais longa da Europa. Este local tem um sistema especial de despejo rápido, com copos de cerveja a serem enchidos por baixo. Isso significa que 65.000 (!) cervejas podem ser facilmente servidas durante os jogos: e da sua própria cervejaria, nada menos; localizada no próprio estádio.

Projetado para servir não apenas como um estádio de futebol, mas também como o primeiro estádio da NFL fora da América do Norte. O campo de futebol é totalmente retrátil e, quando isso acontece, um campo completo da NFL é exibido. Os primeiros Jogos da NFL de Londres foram feitos em 2019, com vários jogos encherem o estádio.

Enquanto espetador, não pode chegar mais perto do campo em Inglaterra: a distância mais curta entre os assentos e o relvado no estádio do Tottenham é de meros cinco metros, e em nenhum lugar é mais do que oito.

Está a pensar em marcar uma viagem de futebol?

Marcar uma viagem de futebol para o Tottenham Hotspur

  • 10. Wembley

    Capacidade: 90,000

    Existem dois estádios chamados Wembley. O estádio de Wembley original ficava no mesmo local em Londres de 1923 a 2003. Em certa época, tinha capacidade para 127.000 espetadores e foi palco de partidas fabulosas, como a final da Copa do Mundo de 1966. A Inglaterra conquistou o seu primeiro e, até agora, único título mundial ao derrotar a Alemanha Ocidental na final; e apenas por esse motivo, o estádio tem um lugar especial no coração de muitos ingleses.

    Em vez de pertencer a um clube, Wembley é o estádio oficial da Associação Inglesa de Futebol, que também tem a sua sede lá. É frequentemente usado pela Seleção Inglesa. As finais da Copa da Inglaterra, Copa da Liga e outros torneios da copa também são disputadas aqui. Wembley também prepara o palco para os play-offs de promoção e delegação, bem como para partidas em inúmeros outros desportos e eventos.

    Não há necessidade de se preocupar se a natureza chamar durante uma visita a Wembley: este estádio tem 2.618 casas de banho: mais do que qualquer outro edifício do mundo.

    Pelé uma vez disse que o estádio de Wembley é a capital, a catedral e o coração do futebol. Wembley – o antigo e o novo estádio – é um ícone global do futebol. Isso definitivamente entra na lista de fãs de futebol em todo o mundo.



    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *