Cinco estilos icónicos que deve ver

Uma das melhores coisas sobre futebol é que há praticamente um número infinito de formas de o jogar. Umas das maiores mentes do jogo inventaram as suas próprias formas de tirar o melhor dos seus oponentes. Aqui estão os 5 melhores estilos de futebol de topo que cada fã de futebol deve ver.

Tiki Taka

Feito pelo famoso Pep Guardiola e o seu incrível lado de Barcelona, qualquer um que prestou atenção ao futebol europeu ao longo dos últimos 10-15 anos conhece Tiki Taka. Não só apanhou o clube de futebol de surpresa, mas o lado nacional espanhol também o usou com um grande efeito nos últimos anos.

Definido pelo uso de triângulos e passes curtos e pacientes para desgastar os seus adversários, a chave para o sucesso deste sistema está na habilidade técnica dos jogadores. Os avançados devem ter um movimento fenomenal; os meio-campo precisam de avançar a bola no campo através de dribles e passes e os defensores devem ser calmos e decisivos com os seus passes e desarmes.

O falecido grande Johan Cruyff disse uma vez: “Se o adversário não tem a bola, não pode marcar” e Pep Guardiola levou isso a sério. A sua equipa do Barcelona era famosa pelo seu domínio na posse de bola, com média de 60% a 70% durante o seu reinado.

A equipa que Guardiola herdou de Frank Rijkaard em 2009 era perfeita para esse estilo de jogo. Puyol, Xavi, Iniesta e, claro, Lionel Messi vieram da famosa academia La Masia do Barcelona. Eles passaram a ganhar vários títulos da La Liga e da Liga dos Campeões jogando Tiki Taka.

Pep já não está no Barcelona, ​​mas Tiki Taka vive com ele em Manchester. Esta atual equipa do Manchester City é sem dúvida a equipa mais completa do treinador. Ele recebeu uma grande quantidade de dinheiro, e o investimento foi reembolsado em prata. Uma viagem de futebol ao Man City mostrará o poder do Tiki Taka

Futebol total

Este vem de muito longe. Do Burnley na década de 1950 ao Santos na década de 1960 antes de finalmente obter o reconhecimento que merece devido às equipas holandesa e do Ajax da década de 1970. O futebol total é o antecessor do Tiki Taka.

No futebol total, nenhum jogador de campo é fixado numa função predeterminada, cada jogador pode fazer o trabalho de todos os outros jogadores, o que significa que há um ciclo constante de jogadores a substituírem-se uns aos outros para que a equipa mantenha a sua forma.

O inglês Jimmy Hogan é creditado com a invenção do futebol total, mas é Johan Cruyff quem é o seu utilizador mais famoso. Tanto como jogador quanto como treinador, Cruyff acreditava muito no futebol ofensivo, garantindo que todas as equipas que ele administrasse jogassem dessa maneira.

A equipa do Ajax dos anos 70 conseguiu conquistar 3 Champions League e 8 títulos holandeses, matando o famoso estilo ‘catenaccio’ que o Inter Milão usou com grande eficácia nos anos 60. Era um futebol que ninguém tinha visto antes.

Na era moderna, o Ajax ainda joga essa marca de futebol ofensivo fluido, mas pode ser encontrada em todo o continente. Napoli, Barcelona e Manchester City jogam com os fundamentos de Cruyff de belo futebol ofensivo.

Mentes brilhantes defensivas

Os dois primeiros estilos que listamos foram baseados em futebol fluido e ofensivo, mas há mais de uma maneira de vencer um jogo. O melhor ataque é uma boa defesa e treinadores como Diego Simione e José Mourinho dominaram-na.

O futebol italiano talvez seja mais associado ao futebol defensivo, e por boas razões. O técnico argentino Helenio Herrera trouxe o seu famoso catenaccio, italiano para ‘trava de porta’ para o Inter Milão em 1960, levando-os a duas Ligas dos Campeões consecutivas em 1964 e 1965.

José Mourinho é o treinador defensivo mais bem-sucedido desta última geração. A sua primeira passagem pelo Chelsea não foi tão defensiva como muitos pensam, mas o seu sucesso veio de uma defesa muito sólida, tendo sofrido apenas 15 golos no campeonato na época que conquistou o título em 2004/05.

Os melhores momentos de Mourinho aconteceram enquanto ele administrava o Inter Milão. Assim como Herrera, ele trouxe a Liga dos Campeões para o Milan jogando defensivamente, derrotando Pep Guardiola e a sua equipa do Barcelona ao longo do caminho.

O Inter conquistou a coroa tripla naquela temporada com uma base defensiva de Lucio, Walter Samuel, Maicon e Javier Zanetti, com Esteban Cambiaso sentado logo à frente deles. Samuel Eto’o, Diego Militao e Wesley Sneijder fizeram a magia lá em cima.

Hoje em dia Diego Simione e a sua equipa do Atlético de Madrid estão na vanguarda do futebol defensivo. Amplamente considerado como mestre das artes das trevas, o lado da capital espanhola vale a pena assistir se estiver interessado em táticas.

Gegenpressing

Originário da Alemanha, o Gegenpressing ficou famoso por Jurgen Klopp e o seu mentor Ralf Rangnick. Este estilo exige dedicação total e níveis de condicionamento físico incríveis, fez sucesso em todos os níveis do futebol alemão e agora foi implementado em Inglaterra.

O termo Gegenpressing vem do alemão para “contra-prensagem”. Essencialmente, significa recuperar a bola do seu oponente o mais rápido possível após a derrota, de preferência no alto do campo.

Aplicando muita pressão sobre a oposição no seu terço defensivo com a esperança de forçar um erro. Uma equipa que joga neste estilo deve estar à frente, nunca deixando a equipa que está a jogar ter um momento de descanso.

Klopp implementou essas táticas com grande efeito durante o seu tempo em Dortmund, encerrando o monopólio do Bayern de Munique na liga por um curto período de tempo com vitórias na Bundesliga em 2010 e 2011. Eles também chegaram à final da Liga dos Campeões de 2013, perdendo por pouco para os seus amargos rivais.

A maioria dos clubes da Alemanha agora joga com esse estilo, mas é o Liverpool que faz melhor. Klopp mudou-se de Dortmund para Merseyside e trouxe Gegenpressing com ele. O Liverpool conquistou o seu primeiro título da liga em 30 anos e a sua sexta Liga dos Campeões sob o comando do alegre alemão.

Génio da Tática

Alguns treinadores conseguem adaptar o seu estilo de forma a tirar o melhor partido do seu adversário, Antonio Conte é um desses treinadores. Embora bastante teimoso na escolha da formação, Conte é um futebolista obsessivo com a mentalidade de um vencedor.

A sua equipa dos Spurs teve um ótimo começo de temporada depois de um final impressionante para o último. Conte não se contenta com os quatro primeiros, ele quer um troféu e não seria uma surpresa se fosse o homem a quebrar a sequência dos Spurs.

Thomas Tuchel é outro treinador que pode adaptar-se como achar melhor. Quando ele assumiu o Chelsea, ele percebeu que eles estavam carentes defensivamente, por isso mudou para um defesa, garantindo que eles seriam difíceis de bater.



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *