Como Explorar a História do Atletico Madrid em Madrid

O Atlético de Madrid é um dos clubes mais emblemáticos do futebol espanhol de primeira linha. Embora tenha sido eclipsado pelos dois titãs espanhóis do futebol internacional (Real Madrid e Barcelona), o Atlético é uma força a ser reconhecida por si só. A verdade é; o clube tem uma longa e curiosa história.

1. Origens

O Clube Atlético de Madrid não teve um começo típico. Na verdade, o clube não surgiu como clube independente. Em 1903, um grupo de três estudantes bascos que estudavam em Madrid decidiram que iam formar um clube que refletia o seu amado clube da cidade natal, o Athletic Bilbao, que foi fundado em 1898 e é um dos clubes mais antigos de Espanha.

Esses estudantes criaram uma filial do Athletic Bilbao em Madrid para jogar nas ligas universitárias locais e noutros torneios locais. A partir daí, foi plantada a semente do que viria a ser o Atlético de Madrid. O clube jogava em Vallecas, atual casa do Rayo Vallecano.

Para ter uma ideia dos primeiros dias do Atlético, sugerimos que comece a sua viagem de futebol ao Atlético Madrid no número 21 da Calle de la Cruz. Localizado no icónico Barrio de las Letras, há uma placa comemorativa da fundação da equipe. O Atleti originalmente jogava com uma camisola branca e azul, semelhante ao seu clube pai, o Athletic Bilbao. As camisolas dessa época podem ser encontradas no seu museu, localizado no Estádio Wanda Metropolitano.

2. Progresso

Nos seus primeiros anos, o Atlético Madrid não era um clube muito grande. Assim, lutaram para competir com sucesso em torneios. Os melhores jogadores jovens foram enviados para Bilbao, pois era o clube pai, dificultando as coisas para o clube. Após uma década de existência, o clube cortou o vínculo com o Athletic Bilbao e tornou-se num clube independente.

Após a Guerra Civil Espanhola, o Atlético Madrid fundiu-se com a Aviación Nacional, a equipa nacional da força aérea espanhola. Após esta fusão, foi criada uma equipa mais competitiva com o nome de Atlético de Aviación. Mantiveram esse nome durante cerca de uma década até que o regime decidisse cortar os seus laços com o clube.

Durante esses tempos, o Atlético jogou principalmente no antigo Estádio Metropolitano. Este era um pequeno estádio localizado no bairro central de Tetuan, onde atualmente existe uma grande paixão pelo Atlético de Madrid. Hoje, o terreno onde ficava o estádio está repleto de prédios residenciais. No entanto, ainda resta algo muito curioso que lembra as pessoas do que costumava estar naquele espaço. Se olhar de perto no mapa, verá que as ruas que rodeiam o estádio têm o formato do emblema do Atleti e esse formato permanece até hoje. Se for a um dos muitos bares de rooftop que estão localizados na área, vai observar este facto interessante em primeira mão.

3. Legado à volta da cidade

O Atlético Madrid tem sido um clube que se mudou muito pela capital da Espanha. Madrid é a maior cidade de Espanha e tem muitos lugares únicos para visitar.

O Atlético Madrid começou a jogar no Metropolitano, mas também jogou no Campo de Vallecas, bem como num terreno demolido em O’Donnell, perto do famoso parque do Retiro.

Um facto muito interessante é que o Atlético chegou a jogar algumas vezes no estádio Chamartín do Real Madrid atuando como clube local. A razão? O seu novo estádio estava a ser construído.

4. Vicente Calderon

Se for lá agora, verá um vazio perto do rio Manzanares, um ótimo local para se bronzear e relaxar. Contudo, até há pouco tempo, lá estava o Vicente Calderón, o estádio do Atlético de Madrid dos anos 1960 a 2017, à beira rio e o local onde mais jogos foram disputados. O Vicente Calderón era um templo para os adeptos do Atlético e, embora o estádio histórico não já não esteja lá, pode visitar o memorial construído após a demolição do estádio para lembrar o que esteve lá durante quase 50 anos.

Foi nessa época que o Atlético começou a comemorar os seus títulos na icónica fonte de Cibeles. Mas o Real Madrid começou a fazer o mesmo. O Atleti fartou-se e decidiu deslocar-se 500 metros até à fonte de Neptuno. Desde 1991, é o local onde adeptos e jogadores se encontram após a conquista de um troféu. Se é adepto do Atlético, não pode ir embora de Madrid sem ter tirado uma foto no Neptuno.

É uma ótima área para experimentar comida tradicional espanhola e também pratos tradicionais de Madrid antes de seguir para o distrito de San Blas para conhecer o seu terreno atual: o Wanda Metropolitano.

5. Wanda Metropolitano

O Wanda Metropolitano é o templo dos adeptos do Atlético desde 2017. É um dos estádios mais modernos de Espanha e da Europa. Pode acolher 67.000 pessoas e está localizado na periferia leste de Madrid.

Visitar o Wanda é uma obrigação se fizer uma viagem de futebol ao Atlético de Madrid, não só nas bancadas enquanto adepto rodeado da atmosfera incrível, como também fazer uma visita adequado pelo estádio. Veja o museu com toda a história passada e recente do clube, espreite os balneários e muito mais. Por exemplo, sabia que o Wanda Metropolitano tem uma bandeira com o emblema do Atlético de Madrid e que essa bandeira é a maior bandeira de Espanha? O estádio está cheio de curiosidades como esta.



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *