Goodison Park: Talvez Seja A Sua Última Oportunidade

Everton, um clube lendário da cidade de Liverpool, joga no seu estádio desde 1892. O que torna este estádio verdadeiramente único é que permaneceu praticamente inalterado desde a sua inauguração. Esta característica faz do estádio inglês quintessencial. A proximidade das bancadas ao campo e o ambiente fazem com que seja essencial visitar dos estádios da Primeira Liga e é um dos últimos a resistir à moda de construir estádios supermodernos por todo o país. 

1- História do Goodison Park

 

Goodison Park surgiu em 1892 depois de o clube do Liverpool ter recusado que o Everton continuasse a jogar nos seus campos. O Everton decidiu construir o seu estádio no mesmo bairro, a apenas 800 metros da fortaleza dos Reds. O estádio, apelidado de “A Grande Velha Senhora,” organizou alguns jogos do Mundial de 1966, em que os Três Leões triunfaram no terreno. Também organizou o jogo de futebol feminino que quebrou o record em 1920. Arquiteturalmente, o estádio é um dos últimos a apresentar bancadas estilo terraço, um legado do seu criador, Archibald Leitch. 

O novo estádio está atualmente a ser construído com o objetivo de acolher um jogo do Euro 2028. No entanto, enquanto o novo estádio será uma maravilha tecnológica, nunca substituirá o fervor e alma que os estádios históricos como o Goodison Park ostentam. Um conselho: experiencie o Goodison Park antes que que seja tarde demais! Clique aqui para ter a oportunidade de ver o Everton pela última vez no Goodison park. 

2- Explorações do Goodison Park

 

Para começar, o Goodison Park é o estádio inglês que acolheu o maior número de jogos da Primeira Divisão, com 106 temporadas do melhor futebol. Também é o clube que produziu a equipa de casa mais prolífica na história, marcando 84 golos em casa durante a temporada 1985-1986. O Everton foi outrora uma casa de influência no futebol inglês antes da chegada dos bilionários, o que levou ao desequilíbrio na liga e à emergência de clubes como o Chelsea e o Manchester City. 

 

Neste ambiente místico e num estádio que testemunhou momentos de ouro do futebol inglês, tem a oportunidade de ir e, talvez, experienciá-lo por si próprio pela última vez.

 

Clique aqui para apoiar um clube de futebol inglês histórico!

3- Um Pouco da História do Everton

 

A alcunha mais popular do Everton é “The Toffees.” (Os caramelos) Porquê? É uma referência à loja de doces no bairro onde os jovens se sentavam para assistir aos jogos do seu clube saboreando uns doces!  Outra alcunha que reforça a imagem do clube e a personalidade forte enraizada nas suas origens. 

Com o passar do tempo, o Everton tornou-se um clube secundário na cidade, ultrapassado pelos seus vizinhos do Anfield. Contudo, durante a génese do clube,  ele era uma fortaleza do futebol inglês, graças em parte à lenda do clube, Dixie Dean, o marcador líder de todos os tempos com 33 golos em 40 jogos na primeira temporada! Ele impulsionou o clube para voar mais alto, abrindo o caminho para outro avançado excelente no futebol inglês, Wayne Rooney.

 

O clube depois passou por um período desafiante sem muito sucesso até aos anos 1980 quando ganharam o seu primeiro troféu europeu. A temporada de 1984-1985 continua a ser a mais bem-sucedida na história do clube. Conquistaram a Taça dos Vencedores da Copa, derrotando o Bayern Munich nas semi-finais e o Rapid Vienna na final.

 

No mesmo ano também triunfaram na Primeira Liga. Perderam por pouco o triplo histórico, pararam pelo Manchester United na final. Depois de um período conturbado, o clube recuperou o ritmo ao nomear o gerente David Moyes, que os liderou de volta para a competição europeia antes de sair para o Manchester United. 

Clique aqui para ver a que jogo pode assistir! 

O resto é para você escrever, ao apoiar o clube histórico que de momento luta pela sobrevivência. Venha em grupos grandes ajudar os Toffees a superar, enquanto aproveita os ambientes mais autênticos em Inglaterra.



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *