Real Betis: A grande surpresa da La Liga

O Real Betis Balompié deu aos seus fãs uma época espetacular para o que uma equipa com o seu orçamento pode fazer, incluindo competir na Liga Europa até ao último minuto, lutando pelas vagas na LaLiga e jogar jogos impressionantes ao nível da tática.

Vamos analisar a sua época e olhar para alguns dos seus feitos mais impressionantes deste ano. Até vamos arriscarmo-nos a prever o que está para vir para o clube sevilhano.

Luz ao fundo do túnel

O Betis já joga no patamar de topo do futebol espanhol há seis épocas consecutivas. Apesar de isto ser uma grande Conquista, o Betis nunca foi uma equipa de topo de tabela, mas antes uma equipa no meio da tabela. Na última época, Manuel Pellegrini foi contratado como seu novo treinador. Sob a sua gestão, o Betis conseguiu chegar à 6º posição na LaLiga, concedendo-lhes um lugar na Liga Europa, depois de uma ausência de dois anos.

Com a chegada do Pellegrini, o Betis começou a jogar um tipo de futebol diferente, que certamente provou ser eficaz, pois estão em 5º lugar na tabela da LaLiga e estão em clara contenção para um lugar na Champions League.

Champions league à vista

A Champions League é a mais alta das competições para clubes europeus de futebol. Cada clube deseja lá estar, jogar contra os melhores e, já para não falar, vencer! Este ano, os competidores de topo clássicos da LaLiga não tem jogado o melhor futebol. Isto abriu uma janela clara para outros clubes como o Betis que, ao jogar um futebol agressivo, conseguiu subir na escada e ver o desejado lugar na Champions League ao seu alcance.  Na verdade, o Betis parecia estar pronta para lutar pelo título espanhol há algumas décadas, há umas décadas atrás, mas ficaram um pouco para trás e o Barcelona tornou-se na força dominante do futebol espanhol.

Esforço de equipa

Verdade seja dita, nesta época, Pellegrini conseguiu incorporar um estilo de futebol em que todos podemos fazer parte. A explosividade de jovens jogadores como Borja Iglesias ou Sergio Canales misturada com a experiência de jogadores lendários como Hector Bellerin e Joaquín, sendo o último um dos maiores talentos do clube. O ex defesa do Barcelona, Marc Bartra, também está a passar por uma boa temporada. Ofensivamente, o nome que se destaca é o seu atacante, Fekir, que marcou 10 golos pelos Verdiblancos. Um facto interessante a ser mencionado sobre o Betis é que, ao contrário dos 5 melhores clubes da LaLiga, a maioria dos seus jogadores são espanhóis, com poucos jogadores internacionais. Isso contrasta com o seu vizinho e eterno rival Sevilla, que ten um número maior de jogadores internacionais.

O estilo de jogo de Pellegrini consiste em jogar por trás, ter a posse de bola, passes longos e claro, ser o mais vertical possível, o que permite criar espaços para ter o maior número de oportunidades de golo possíveis. Outra característica notável do seu estilo de jogo no Betis é sempre manter uma pressão alta na bola, tornando o mais árduo possível para o adversário jogar a bola corretamente.

Liga Europa

Nesta temporada, o Betis jogou na Liga Europa, terminando em 6º lugar no ano passado. Eles terminaram segundo lugar na fase de grupos e eliminaram o Zenit St. Petersburg nas oitavas de final. Transmitiram a impressão de um clube sólido com possibilidades reais de conquistar o título. Dito isto, caíram na primeira mão contra o Eintracht Frankfurt; um bom clube, mas não no nível do Betis este ano. Depois de perder o primeiro jogo, o Betis preparou-se para o segundo jogo. O jogo tinha tudo e foi uma montanha-russa absoluta. A corrida durou literalmente até ao último segundo, porque foi no minuto final do jogo que o Eintracht marcou o golo decisivo para eclipsar o incrível jogo que o Betis tinha feito e negar-lhes um passe mais que merecido para as quartas de final.

Um conto de fadas da Copa del Rey

Se há um evento que pode explicar perfeitamente o sucesso que o Betis vem desfrutando nesta época é a sua presença na final da Copa del Rey, a segunda competição espanhola mais importante. Vão enfrentar o Valencia, então a emoção é garantida para esse jogo. Eles têm jogado um futebol muito bom, eliminando clubes que também fizeram ótimas temporadas como o Rayo Vallecano nas semifinais. A última vez que o Betis foi tão bem na Copa del Rey foi na temporada 2004/05, quando não só chegou à final, mas também conseguiu levar o troféu para o Sevilla. Ganhar a Copa del Rey seria uma conquista incrível para o Betis, a cereja no topo de uma temporada incrível. Se isso acontecer, o Sevilla certamente não dormirá pelo menos durante uma semana.

‘Manque pierda’

O Real Betis é um dos clubes mais seguidos de Espanha. É uma equipa cheia de carisma com uma base de fãs muito leal e divertida, conhecida por gritar ‘Viva el Betis manque pierda’, que é uma gíria para ‘Viva o Betis mesmo que perca’. Ativo nas redes sociais e na cena social de Espanha, consequentemente chamando a atenção para o Betis.

Depois de ler este blog, tenho a certeza que a única coisa que lhe passa pela cabeça é reservar o primeiro bilhete para ir ver o Betis ao vivo, no Benito Villamarin, um dos estádios mais modernos da Europa. É a desculpa perfeita para ver a deslumbrante cidade de Sevilha, que não vai dececioná-lo.

Reserve a viagem connosco, vá e desfrute de um jogo de futebol do Real Betis!



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *