Top 10 Clubes Europeus com os Melhores Fãs

Classificar qual clube de futebol tem os melhores adeptos é difícil. O que é que deve levar em consideração ao avaliar as equipas?

  • O tamanho do grupo de fãs?
  • O quão entusiasmados estão os fãs no dia de jogo?
  • Ou o número de troféus que a equipa ganhou?

Bem, neste top 10, decidimos fazer uma mistura de todos esses fatores. Um bom grupo de fãs deve ser leal, interagir, dedicado e apaixonada. Mas há mais; a influência que os adeptos têm sobre o clube também foi levada em consideração.

  1. Borussia Dortmund
  2. Galatasaray
  3. Liverpool
  4. AS Roma
  5. Barcelona
  6. Manchester United
  7. Napoli
  8. Atletico Madrid
  9. Real Madrid
  10. Celtic

10. Celtic FC

Os fãs do Celtic são incríveis. A atmosfera no estádio é incrível e proporciona uma experiência única. Dizer que os fãs são dedicados é um eufemismo. Estádios lotados são a norma para esta equipa de Glasgow, o que não é surpresa quando tem um número incrível de seguidores.

A origem católica do clube ajudou a estabelecer essa base de fãs bem definida e é uma das razões pelas quais os fãs são tão dedicados ao clube. Essa paixão vai além do campo e cria uma conexão única entre os adeptos e o seu clube.

Reserve uma viagem de futebol para ver o Celtic.

9. Real Madrid

O Real Madrid é um dos maiores clubes da Europa, se não o maior. O clube espanhol tem fãs em todo o mundo e afirma que a sua base de fãs é a maior do mundo, com uma base de fãs global de cerca de meio mil milhões de pessoas. Os adeptos do Real Madrid costumam lembrar os adeptos de outros clubes espanhóis desse facto.

Os seus fãs são dedicados, especialmente durante os grandes jogos. Normalmente, o clube é um forte candidato a vencer todas as competições em que participa e, quando o momento se complica, os seus adeptos nunca desistem. Essa mentalidade é uma das qualidades tanto do clube quanto dos seus adeptos que é muito admirada.

8. Atlético Madrid

No número oito, temos o Atlético de Madrid. Sim, outro clube espanhol, mais precisamente outro clube com sede em Madrid. Mesmo que o seu maior rival, o Real Madrid, tenha conquistado mais troféus e tenha mais adeptos pelo mundo, os adeptos do Atlético são apaixonados e permaneceram sempre com o seu clube.

Com o seu treinador Diego Simeone e o seu estilo de jogo, o Atlético transmite as vibrações de um clube sul-americano. A paixão e a energia dos adeptos são transmitidas ao relvado. Mesmo que tenham recebido mais fundos de investidores nos últimos anos, os jogadores do Atlético de Madrid caracterizam-se por dar tudo durante um jogo.

Isto é ecoado pelos seus fãs que fazem barulho durante os jogos, cantando músicas e fornecendo todas as formas de apoio musical.

7. Napoli

Claro, tinha que haver um clube italiano nesta lista! O Napoli é um dos clubes mais históricos da Itália e do mundo. Diego Maradona mudou este clube. Indiscutivelmente, eles não são apenas o maior clube de Nápoles, mas também o maior clube do sul da Itália.

Mesmo que o Napoli tenha conquistado alguns troféus, eles não são o clube mais bem-sucedido da Itália. No entanto, nunca é fácil vencê-los, especialmente em casa. Os seus adeptos dão apoio vocal das bancadas, o que é quase estrondoso e pode ser extremamente intimidador para os adversários. Vencer um jogo no Stadio San Paolo é sempre difícil.

6. Manchester United

O Manchester United é considerado um dos maiores clubes do mundo e, assim como o Real Madrid, também tem adeptos em todo o mundo. A era Alex Ferguson foi a melhor época para os adeptos do Manchester United, pois o clube era um forte candidato a vencer em todas as competições em que participava.

Com grandes expetativas remanescentes após a aposentadoria de Ferguson, os adeptos sofreram nos últimos anos, pois o clube não foi tão competitivo quanto gostariam. Mas mesmo com as suas lutas, a base de adeptos do Diabo Vermelho continua forte.

Old Trafford ainda carrega um grande público com os fãs constantemente a pressionar a equipa para ser melhor. Os adeptos são um exemplo de uma base de fãs leal e exigente.

5. Barcelona

O FC Barcelona é o terceiro clube espanhol nesta lista! A era de ouro do Barcelona terminou há relativamente pouco tempo e esse período permitiu que a equipa criasse uma forte base de fãs a nível global. Consegue ver a camisola do Barcelona por todo o lado!

O lema do Barcelona “Mes Que un club” realmente dá uma atmosfera única ao estádio. O lema também é verdadeiro, pois o clube é um grande símbolo na Catalunha.

A academia de juniores do Barcelona “La Masia” é muito importante e os seus fãs preferem que os jogadores da primeira equipa venham desta academia. Nos últimos anos, tornou-se uma das qualidades de identificação do clube. Isto é confirmado pelo seu estilo de jogo, que tem sido bastante consistente ao longo dos anos.

4. Liverpool

Liverpool é muito popular na Inglaterra e internacionalmente. O hino “You’ll Never Walk Alone” é uma indicação do quanto aos seus adeptos são dedicados. Assim como o lema do Barcelona, indica a solidariedade entre os adeptos do clube e ajuda a proporcionar uma experiência única que poucas equipas podem oferecer.

A paixão dos adeptos pelo clube é confirmada com o seu apoio frenético durante os jogos em casa contra o seu maior rival, o Manchester United. Durante esses jogos, as trocas entre os adeptos podem ficar quentes. Os jogadores sentem sempre que os seus adeptos os apoiam.

3. AS Roma

Com o Napoli já nesta lista, já deve ter uma ideia de como os italianos podem ser realmente apaixonados pelos seus clubes. A atmosfera intimidadora do estádio e os ultras da equipa mostram como os adeptos do Roma são diferentes.

Os adeptos leais conquistaram enorme respeito e admiração pela comunidade do futebol. Totti é a personificação perfeita da lealdade que jogadores e adeptos têm para com o clube. A sua base de fãs não é tão grande quanto outras equipas, mas os seus fãs provaram para nós que o vínculo com o seu clube é único.

2. Galatasaray

O Galatasaray não é um clube muito popular fora da Turquia. No entanto, dentro das fronteiras turcas e especialmente em Istambul, a equipa é fortemente apoiada. Os seus apoiantes são conhecidos por criar uma das atmosferas mais, se não a mais, hostil para as equipas visitantes.

Alguns jogadores internacionais, como Ryan Giggs, admitiram que nunca viram nada parecido. O único problema é que às vezes os seus fãs podem ser muito excessivos. Em várias ocasiões, objetos foram atirados para o campo durante os jogos.

Ainda assim, os adeptos sabem como tratar os jogadores da equipa e às vezes são até tratados como “deuses”. Com toda a tensão, os fãs barulhentos e as suas músicas, a equipa visitante nunca está confortável.

1. Borussia Dortmund

Claro, o Borussia Dortmund tinha que estar na primeira posição. O clube alemão tem adeptos incríveis e todos sabem disso. São leais, apaixonados e dedicados. Durante os jogos em casa, criam uma atmosfera incrível.

O seu estádio é um dos maiores da Alemanha e os adeptos aproveitam isso. Pode ser muito intimidante jogar no Signal Iduna Park, especialmente quando quase 80.000 lugares estão ocupados apenas por adeptos do Dortmund. De acordo com algumas estatísticas, 94% dos bilhetes são vendidos para os adeptos da casa.

A Parede Amarela também é algo que não pode perder. É uma combinação de admiração e intimidação. Poucas equipas podem fornecer essa paixão e energia durante um jogo. Mesmo que o Bayern de Munique tenha mais troféus, o Dortmund sempre foi uma equipa competitiva com adeptos maravilhosos que os empurram para frente.



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *