5 derbies subvalorizados que todos os fãs de futebol devem ver

O futebol está repleto de rivalidades entre os clubes que se odeiam há décadas. Derbies como o Celtic v Rangers, AC Milan v Inter e Barcelona v Real Madrid têm todos os cabeçalhos, mas uns conflitos menos conhecidos também fornecem uma experiência igualmente boa.

Atletico Madrid – Rayo Vallecano

Muitos fãs de futebol nem estão cientes de que o Rayo Vallecano está sediado na capital espanhola Madrid, mas o seu derby com os rivais locais Atletico Madrid é um dos mais aguerridos da nação.

Um jogo tenso com intrigas políticas devido à famosa base de fãs de esquerda do Rayo e o grupo mais conservador do Atletico, espera fogos de artifício, às vezes literalmente, quando estes dois clubes se enfrentam em campo.

É justo dizer que o Atletico Madrid saiu por cima e ganhou mais vezes do que perdeu, tendo ganho todos os jogos menos dois na La Liga desde 2014 e os outros dois jogos foram empates.

Se for assistir a este clássico no recém-reformado, limpo e moderno estádio Wanda Metropolitano de 68.000 lugares do Atlético ou no Campo de Futbol de Vallecas, um pouco mais pequeno, mas muito charmoso, de 14.000 lugares do Rayo, terá um deleite quando estes dois se encontrarem.

Roma – Napoli 

O Derby del Sole (ou Derby do Sol em inglês) é uma disputa travada entre os maiores clubes de Itália fora do norte do país, muito mais rico.

A Juventus, o AC Milan e os seus rivais da cidade, a Inter domina o futebol italiano desde o início. Até o Torino teve os seus momentos com o seu famoso lado Grande Torino dos anos 1940. Os armários de troféus mais ao sul estão um pouco mais vazios.

O último título da Roma na Serie A veio na temporada 2000/01 e o Napoli ainda mais em 1989/90, na qual foram levados ao topo pelo lendário Diego Maradona. Isso não deve impedi-lo de assistir a esses dois jogar, todavia.

Tanto o Napoli como o Roma têm alguns dos adeptos mais incríveis e apaixonados de todo o futebol europeu. Andar pela bela cidade de Nápoles provará o quão importante o clube é para as pessoas, os murais de Maradona enfeitam muitas paredes.

Vídeos da recente revelação de Paulo Dybala como jogador do Roma no centro da cidade são todas as evidências necessárias se estiverem à procura de provas do quão o futebol significa para os adeptos do Roma. Milhares foram às ruas para comemorar.

Este derby significa muito. Não perca, será uma experiência como nenhuma outra.

Dortmund – Gladbach

O futebol alemão não é tudo sobre o Bayern de Munique. Embora os bávaros tenham dominado o jogo internamente, o derby de Borrussen entre Borussia Dortmund e Borussia Monchengladbach é um com imensa história.

Pode não ser um clássico local tradicional, tendo emconta que as cidades de Dortmund e Gladbach estão separadas por quase duas horas, com os dois clubes a serem regulares da Bundesliga ao longo da história do torneio, não há amor perdido entre os dois conjuntos de fãs.

Nos anos 70, Gladbach eram os meninos de ouro da Alemanha. Conquistaram o título da liga três vezes seguidas de 1974 a 1977, com o lendário atacante dinamarquês Allan Simonsen a ganhar a Bola de Ouro no último desses anos.

Nos últimos tempos, todavia, é o Dortmund que saiu por cima com os rapazes de amarelo a vencerem por 6 a 0 em fevereiro de 2022.

O ‘Yellow Wall’ do Dortmund é o material da lenda do futebol, mas honestamente, não importa a que estádio vá ver estes dois jogarem. De qualquer forma, está num caso violento.

Espanyol – Barcelona 

O Barcelona é um dos poucos clubes difíceis de odiar, a menos que seja um fã do Espanyol. Na Catalunha, chamam este jogo de Derbi barceloní e, embora este seja o derby local mais jogado da La Liga, também é o mais unilateral.

Como tantas rivalidades espanholas, esta está impregnada de política. Durante a ditadura do general Franco, o FC Barcelona era visto como rapaz-propaganda do anti-establishment, enquanto o Espanyol era mais complacente com a autoridade.

No entanto, o Espanyol teve os seus momentos. Conseguiram empatar 2-2 em 2007, no penúltimo dia da temporada, ajudando o Real Madrid a conquistar o título naquela temporada. A maior vitória neste jogo também pertence ao Espanyol, uma vitória por 6-0 em 1951.

Uma das melhores coisas de ir a um derby local como este é a oportunidade de explorar uma cidade, e Barcelona tem muito para ver. Aprecie as vistas, coma uma comida incrível e assista a um dos derbies mais exclusivos que o futebol tem a oferecer.

Fulham – Crystal Palace

Existem tantos clubes de futebol em Londres que seria difícil andar um quilómetro sem encontrar algum tipo de estádio. Atualmente, existem sete clubes da capital apenas na Premier League.

A casa de Craven Cottage do Fulham é verdadeiramente um estádio único, mal mudou desde que o clube de West London se mudou para o campo em 1896. São mais de 100 anos de história do futebol em quatro bancadas.

É amplamente aceite entre os fãs do futebol inglês que os adeptos do Crystal Palace no Selhurst Park têm uma das melhores atmosferas do país. Se vai assistir a um clássico neste estádio conte com vontade, intensidade e cantoria sem parar.

Sob os seus respetivos treinadores, Patrick Viera e Marco Silva, ambos os clubes praticam um bom futebol. Um jogo entre estas duas equipas promete duas coisas – golos e um tempo bem passado.

O futebol é muito mais do que assistir os melhores clubes a jogarem entre si repetidamente. Estes clubes e jogos têm fãs dedicados e esse tipo de experiência é o que torna o jogo tão bonito.

Fulham stadium


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *