Sete estádios da Taça Mundial Europeia

A taça mundial é o maior torneio desportivo do mundo. Os maiores jogadores do futebol encontram-se numa celebração da cultura e do futebol, mostrando o que podem fazer no cenário mundial. Alguns dos maiores estádios da Europa foram o ponto focal dessas celebrações, aqui estão sete dos mais icónicos.

Camp Nou

Casa do FC Barcelona, o Camp Nou é um dos estádios mais conhecidos do mundo. Com sede no coração da bela Barcelona, mais de 99.000 adeptos obcecados por futebol enchem o estádio a cada duas semanas para verem os seus famosos guardiões jogarem.

O relvado sagrado viu o melhor que o mundo tem a oferecer. Lionel Messi, Ronaldinho e Andrés Iniesta, para citar apenas alguns, fizeram nomes sob os holofotes do Camp Nou.

Os momentos mais memoráveis da Taça Mundial deste campo aconteceram em 1982. Espanha foi escolhida como a nação anfitriã nesse ano, o que significa que o Camp Nou recebeu um total de cinco jogos, incluindo a famosa vitória da Bélgica por 1 a 0 sobre a Argentina de Diego Maradona e a semifinal entre a Polónia e Itália. Além disso, a Cerimónia de Abertura da Copa do Mundo aconteceu no estádio do Barça!

Camp nou

Santiago Bernebau

Amplamente considerado como a casa do futebol europeu, o estádio Santiago Bernebau tem uma história como nenhuma outra. Treze troféus da Liga dos Campeões, 35 títulos da La Liga e 8 Bolas de Ouro estão expostos no seu museu, graças ao poderoso Real Madrid.

Assim como os seus rivais, o Barcelona, ​​o Real Madrid teve alguns dos melhores jogadores do mundo para representá-los. Cristiano Ronaldo, Raul e o lendário Alfredo di Stefano jogaram diante de mais de 80.000 adeptos, vencendo tudo.

Sempre houve apenas uma opção para sediar a final da Copa do Mundo de 1982, tinha que ser o Santiago Bernebau. A Itália superou a Alemanha Ocidental para erguer o troféu, vencendo-a por 3 a 1 e conquistando a sua terceira Copa do Mundo, graças ao falecido grande Paolo Rossi a liderar o seu país.

Se for a Madrid numa viagem de futebol, não deixe de visitar os ‘Jardins del Mundial’ (Jardins da Copa do Mundo) em frente ao Santiago Bernabéu, um pequeno jardim com uma árvore de cada uma das nações que participaram na Taça Mundial de 1982.

Bernabau

Old Trafford

Não há muitos clubes maiores que o Manchester United e não há muitos estádios tão icónicos comoo Old Trafford. A metade vermelha do Manchester tornou-se no clube de maior sucesso na história de Inglaterra sob a liderança de Sir Alex Ferguson, tornando-se no primeiro clube a conquistar 20 títulos da liga.

Também conhecido como o ‘Teatro dos sonhos’, Old Trafford tornou-se sinónimo do futebol inglês. A turma de 92 abriu caminho para sucessos futuros, permitindo ao clube trazer estrelas como Cristiano Ronaldo. Sucesso gera sucesso.

1966 é a única Copa do Mundo que Inglaterra já sediou, e os ingleses não param de falar disso! O Old Trafford sediou três jogos da fase de grupos, sendo o mais notável o clube de Portugal de Eusébio que derrotou a Hungria por 3 a 1.

Old trafford

Parc des Princes

Esta Taça Mundial é o culminar de tudo o que o estado do Qatar fez no futebol. A compra do Paris Saint Germain foi apenas o primeiro passo no seu plano mestre para sediar o campeonato de 2022.

O investimento pesado dentro e fora do campo fez do Paris Saint Germain o principal clube de França, ajudando-o a vencer a Ligue 1 oito vezes desde a aquisição. Não só se tornaram num superclube, mas também atraíram nomes como Lionel Messi, Neymar e Kylian Mbappé para a capital francesa.

Antes do Qatar, o Parc des Princes recebeu seis jogos durante o Mundial de 1998, esgotando a sua capacidade para 45.000 adeptos em cada jogo, incluindo a surpreendente seleção croata que venceu a Holanda por 2 a 1 na disputa pelo terceiro lugar. A França venceria naquele ano, derrotando o Brasil por 3 a 0 na final, com Zinedine Zidane marcando duas vezes.

Parc des princes

Allianz Arena

O que é possivelmente o estádio mais impressionante desta lista, o Allianz Arena é a casa do sempre presente, conquistando o Bayern de Munique. De longe o clube de maior sucesso da Alemanha, o FC Hollywood estará para sempre no topo do futebol europeu.

A construção do estádio terminou apenas um ano antes do Mundial de 2006, mas nunca houve dúvidas de que teria um grande papel a desempenhar. O novo estádio de 66.000 lugares recebeu o mundo, recebendo seis jogos, incluindo o jogo de abertura que viu a Alemanha vencer a Costa Rica por 4 a 2 e a semifinal entre Portugal e França.

O pénalti de Zidane aos 33 minutos foi suficiente para levar a seleção francesa à final. O evento repleto de estrelas foi o precursor de uma das finais mais explosivas da história. A final foi o último jogo de Zidane, expulso pela infame cabeçada contra Marco Materazzi.

Allianz arena

Westfalenstadion

De um dos estádios mais legais do mundo a um dos mais intimidadores. O Westfalenstadion é a casa do segundo clube da Alemanha, o Borussia Dortmund. Famoso, ou infame pela sua atmosfera, não é surpresa que este campo tenha sido escolhido para jogos da Copa do Mundo.

Quando o Dortmund joga no Westfalenstadoin, a ‘parede amarela’ faz de tudo para ajudar os jogadores a vencer. Com a maior bancada independente de toda a Europa, o ambiente é uma experiência obrigatória para qualquer fã de futebol.

Quando a Alemanha Ocidental foi escolhida para sediar a Copa do Mundo de 1974, o Westfalenstadion foi escolhido como um dos principais estádios. Johan Cruyff e a sua incrível seleção holandesa venceram o Brasil na fase de grupos por 2 a 0 aqui.

Também viu a Alemanha a ser eliminada pela eventual vencedora Itália em 2006, partindo o coração dos adeptos locais numa semifinal espetacular que só foi decidida no prolongamento.

Westfalenstadion (Dortmund)

San Siro

O San Siro não é apenas o lar de dois grandes clubes do AC e do Inter de Milão, mas também sediou jogos em dois mundiais. No coração de Milão, o San Siro deve ser demolido e reconstruído até 2026. Não deixe de visitar enquanto ainda pode!

Itália sediou o segundo Mundial em 1934, com mais de 80.000 adeptos lotados na versão antiga do estádio milanês para ver os anfitriões vencerem a Áustria e chegarem à final, derrotando a Checoslováquia para erguer o troféu.

Quando as pessoas falam sobre os melhores Mundiais, Itália 90 é sempre mencionada e o motivo não é surpresa. O campeonato teve de tudo, e San Siro foi o epicentro de tudo.

O San Siro recebeu seis jogos no total, incluindo o jogo de abertura entre Argentina e Camarões, que viu o clube africano triunfar por 1 a 0, e as quartas de final entre Alemanha Ocidental e Checoslováquia, com os alemães ocidentais a vencerem e quererem vencer tudo.

O Mundial de 2022 pode estar do outro lado do mundo, mas isso não significa que precisa de viajar para muito longe para vivenciar a história do campeonato. Cada um desses campos já presenciou momentos incríveis do maior evento desportivo.

San siro


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *